16 métodos para eliminar as bolsas nos olhos

O tratamento das bolsas debaixo dos olhos consiste em métodos naturais ou mesmo com procedimentos estéticos, como o laser ou até mesmo cirurgia plástica. 
Reprodução

Aquelas famosas bolsas debaixo dos olhos é um problema que pode surgir a qualquer idade e por diferentes motivos. Vamos descobrir as principais causas desta imperfeição e a melhor maneira de tratá-las, seja com remédios naturais, com procedimentos estéticos com acompanhamento dermatológico ou cirurgião plástico. Existem ainda tratamentos para suavizar as bolsas, com cremes, hidratantes, firmadores ou maquiagens.
Geralmente, as bolsas são formadas por um acúmulo de gordura nas pálpebras inferiores. Como o olho está inserido dentro de uma cavidade óssea, ele é recoberto por gordura para proteção, e em algumas pessoas, esta gordura também se localiza na frente dos olhos, formando as incômodas bolsas que são visíveis.
Geralmente, a bolsa embaixo dos olhos é provocada por causas genéticas, no entanto, elas podem ficar mais aparentes em alguns casos, principalmente após uma noite de sono mal dormida, devido à retenção de líquidos ou devido à flacidez e envelhecimento da pele. 
BOLSAS X OLHEIRAS
Vale ressaltar que as bolsas debaixo dos olhos não são a mesma coisa que as olheiras, aqueles círculos escuros em torno dos olhos. Mas em ambos os casos, estas são imperfeições que afetam a mesma área e fazem com que nossa expressão pareça cansada e estressada. Deve se enfatizar no entanto, que as causas e as características das duas coisas são muito diferentes, ainda que não seja raro que os dois problemas se apresentem contemporaneamente.
Enquanto as olheiras são aqueles círculos escuros que aparecem sob os olhos, as bolsas são um tipo de inchaço. Um sintoma típico, além do inchaço, é a perda do tônus da pele que, por esse motivo, tende a cair.
CAUSAS

Getty Images/iStockphoto
  • Estilo de vida incorreto: excesso de álcool, tabagismo, má hidratação, cansaço, dieta desregulada
  • Retenção de líquidos: muitas vezes as bolsas nos olhos são causadas, ​​ou pioram, devido a um edema que favorece o inchaço
  • Avanço da idade: os tecidos e os músculos que suportam as pálpebras começam a ceder um pouco a partir da meia idade
  • Sol e lâmpadas: mesmo a exposição excessiva ao sol, bem como o uso de lâmpadas de bronzeamento artificial (a longo prazo) podem fazer com que o problema apareça
  • Predisposição genética: foi notado que esse problema em algumas pessoas é mais acentuado, pois existe uma predisposição específica pra isso
  • Alergias ou conjuntivite: até mesmo os problemas alérgicos ou conjuntivite podem levar ao aparecimento das bolsas. Nesses casos é mais importante do que nunca atuar sobre as causas, para eliminar o sintoma
  • Patologias: apenas em casos raros as bolsas sob os olhos podem ser sinal de uma patologia contínua, como problemas nos rins, tireóide, fígado ou hipertensão. 


  • MÉTODOS NATURAIS

    Reprodução
    1. Compressas a Frio
    Para reduzir o inchaço em alguns casos, pode ser suficiente fazer compressas a frio. Molhe uma toalha ou um pedaço de algodão com água fria e depois coloque-os sobre os olhos, suavemente, por alguns minutos.

    2. Compressas com Ervas Descongestionantes

    Para descongestionar a área periocular, é útil fazer compressas de ervas com propriedades anti-inflamatórias e que atuem sobre a microcirculação sanguínea, como por exemplo a camomila, a bétula-branca (ou vidoeiro-branco - Betula pendula), a Centella asiatica ou a euphrasia (planta particularmente benéfica para os olhos). Você pode preparar as infusões e deixá-las esfriar. Em seguida, prossiga com as compressas a serem realizadas uma ou duas vezes por dia durante 15-20 minutos. Alternativamente, podem ser utilizadas algumas gotas de tintura-mãe destas ervas, diluídas em água.

    3. Gel de Aloe Vera

    O gel da aloe vera pode ajudar no caso das bolsas. Ele deve ser aplicado no contorno dos olhos pela manhã, deixando-o atuar ao longo do dia.

    4. Pepino


    Este é o clássico remédio da vovó contra bolsas e olheiras: o pepino! Este vegetal tem propriedades anti-inflamatórias e calmantes e, de forma consistente, pode ajudar a eliminar o inchaço. Corte 2 fatias e aplique-as uma em cada olho por 15 minutos algumas vezes por dia.


    5. Batatas

    A mesma propriedade também tem a batata, um ingrediente que sempre temos em casa. É usado exatamente como pepino.

    6. Bicarbonato

    Use o bicarbonato de sódio em conjunto com a camomila (colocando uma colher de café de bicarbonato em uma xícara de chá de camomila) e aplique o chá ainda morno sobre os olhos usando um disco de algodão banhado neste chá. Pode-se fazer o mesmo procedimento usando apenas água morna ou chá de maçã. Deixe agir por 15-30 minutos. Lave o rosto e aplique óleo de coco sobre a área. 

    7. Travesseiro Alto

    Se as bolsas forem devidas a uma acumulação de líquidos na área ocular, poderíamos tentar favorecer a drenagem noturna usando um travesseiro mais alto.

    8. Alimentação

    Também pode ser importante tomar medidas quanto à nutrição. É bom aumentar o consumo de alimentos frescos e ricos em água de forma a facilitar a eliminação de líquidos e, ao mesmo tempo, reduzir os alimentos ricos em sal. O álcool também deve ser eliminado.

    9. Estilo de Vida

    Cuide do seu estilo de vida em geral: durma 7/8 horas por noite, faça exercícios, pare de fumar e não exagere com o sol ou com as lâmpadas de bronzeamento.

    MÉTODOS ESTÉTICOS E MEDICINAIS
    Reprodução
    1. Luz intensa pulsada
    A luz intensa pulsada é um tratamento de foto rejuvenescimento que utiliza pulsos de luz direcionados para áreas da pele, a fim de corrigir imperfeições. A luz utilizada é convertida em calor na pele, o que promove a suavização de marcas, manchas e imperfeições, ajudando a disfarçar a área afetada.
    Além disso, este tratamento ajuda a melhorar a circulação dos vasos sanguíneos da região, diminuindo o inchaço, e a dar mais firmeza para a pele abaixo dos olhos. 

    2. Peeling químico

    O peeling químico é feito com a aplicação de ácidos que removem as camadas externas da pele, o que ajuda a diminuir a flacidez da pele ao redor dos olhos, além de diminuir as manchas escuras das olheiras. Assim, este procedimento pode suavizar a aparência das bolsas, podendo ser útil nos casos mais leves.

    3. Carboxiterapia

    O tratamento com aplicação de gás carbônico sob a pele provoca a dilatação dos vasos, o que melhora o fluxo sanguíneo na região e estimula uma maior produção de colágeno.
    Assim, a flacidez da pele e as marcas de expressão são diminuídas, o que torna este procedimento útil para tratar muitos casos de bolsas embaixo dos olhos. 

    4. Terapia à laser

    O tratamento com laser ajuda a eliminar moléculas que causam o escurecimento da pele, além de contribuir para a eliminação da flacidez e imperfeições da região. 

    5. Preenchimento com ácido hialurônico

    O preenchimento com ácido hialurônico é um excelente tratamento para acabar com as bolsas embaixo dos olhos, especialmente nos casos em que as bolsas são acentuadas por sulcos na pele ou pela presença de flacidez na região. 

    6. Cirurgia plástica

    A cirurgia estética com remoção do excesso de gordura sob as pálpebras é o melhor tratamento para eliminar as bolsas embaixo dos olhos, especialmente nos casos mais graves e que não resolvem com outros tratamentos.
    Em alguns casos, pode ser associada a blefaroplastia, que é uma cirurgia plástica que retira o excesso de pele das pálpebras, de forma a remover rugas que levam a uma aparência cansada e envelhecida. 

    7. Uso de cosméticos

    Cosméticos a base de cremes, pomadas ou géis podem ser úteis para auxiliar o tratamento das bolsas embaixo dos olhos, pois podem conter propriedades hidratantes, que aumentam a elasticidade e a suavidade da pele, efeitos drenantes, que eliminam o acúmulo de líquido no local, além de ajudarem a proporcionar mais firmeza à pele.
    Os produtos devem ser indicados pelo dermatologista de acordo com as características da pele de cada pessoa, e algumas opções incluem produtos à base de polipeptídeos, ácido hialurônico ou extratos como extrato de chá verde ou de óleos, como óleo de algodão ou andiroba, por exemplo.



    Fonte: Tua Saúde e greenMe

    Comentários

    Mensagens populares deste blogue

    Sífilis está de volta com grande impacto, agora na versão Epidemia

    59 frases positivas de Louise Hay para eliminar pensamentos negativos

    39 Namoros Inusitados Das Celebridades