Como Reduzir Gases e Inchaços?

Gases e inchaços ocorrem como consequência natural da quebra da comida pelo sistema digestivo. Quando o gás não deixa o corpo através de arrotos ou flatulências, ele se acumula no trato digestivo e gera inchaços. 




Consiga Alívio Imediato



Não segure os gases. Muitas pessoas tendem a forçar seus corpos a segurarem os gases para evitar embaraços, mas libertar os gases é uma função corporal natural que ocorre para facilitar a liberação de um subproduto da digestão. Evitar segurar os gases apenas gera mais dor e desconforto. Em vez de segurá-los, encontre um lugar confortável para liberá-los.
  • Se você estiver em público quando um problema de gases ou de inchaços surgir, encontre um banheiro onde você possa ficar até que toda a dor tenha desaparecido.
  • Se você achar difícil liberar os gases, tente ajustar o posicionamento do seu corpo para permitir que eles sejam liberados. Deite-se e relaxe completamente seus músculos até que a pressão no estômago e nos intestinos desapareça.
  • Mover-se pode ajudar também. Dê uma caminhada ao redor da rua ou suba e desça escadas para facilitar a saída dos gases. 
Use uma compressa ou uma almofada quente. Para alívio rápido de pressões abdominais causadas por gases e inchaços, deite-se e coloque uma garrafa de água quente ou uma compressa aquecida em seu estômago. Permita que o calor e o peso ajudem os gases a deixarem o seu corpo, eliminando a pressão.



Consuma um pouco de alho. O alho também possui propriedades que estimulam o sistema gástrico, contribuindo para aliviar gases e inchaços. Suplementos de alho estão disponíveis em lojas de alimentos saudáveis, mas alhos frescos podem oferecer alívio mais rápido.
  • Experimente sopa de alho, visto que água quente ajuda a espalhar o alho pelo seu sistema rapidamente. Esmague alguns dentes de alho e salteie-os em azeite de oliva no fogão. Adicione vegetais ou caldo de frango, deixe cozinhar em fogo brando por um tempo, e coma enquanto está quente.
  • Evite comer alho com outros alimentos que possam causar mais gases e inchaços. Para melhores resultados, consuma-o cru ou em uma sopa.
Tome medicamentos para aliviar os gases. Se você já estiver sentindo a pressão dos gases e dos inchaços, os medicamentos feitos para evitar tais sintomas não funcionarão. Prefira remédios que quebrem as bolhas dos gases e reduzam a pressão nos intestinos e no estômago. 

Beba chá de menta, erva-doce, funcho ou de camomila ao longo do dia. Esses chás possuem propriedades que ajudam na digestão e contribuem para aliviar dores estomacais. Compre saquinhos de chá de menta ou de camomila, ou use folhas frescas de menta ou flores secas de camomila. Misture os ingredientes em água quente e deguste a bebida para obter eliminar rapidamente os sintomas dos gases e dos inchaços.


Faça Mudanças no Estilo de Vida

Evite alimentos que causem a produção excessiva de gases. Gases se formam quando carboidratos que não são digeridos pelo intestino fino são fermentados pela bactéria no seu cólon. Alimentos causadores de gases podem mais profundamente algumas pessoas. Se você possuir um problema frequente com gases e inchaços, é possível limitar ou remover completamente os seguintes alimentos de sua dieta:
  • Feijões e outros legumes. Feijões pretos, feijões limas, ervilhas e outros legumes são notórios por causarem gases. Eles contêm um açúcar chamado “oligossacarídeo”, que não pode ser digerido pelo organismo; o açúcar intacto e não digerido passa pelo processo digestivo e resulta na produção de gases quando atinge o intestino fino.
  • Frutas e vegetais fibrosos. A fibra possui muitos benefícios à saúde, mas ela não pode ser completamente digerida, sendo uma das principais culpadas pelos gases e inchaços. Tente adivinhar quais frutas e vegetais fibrosos lhe são mais problemáticos. Alfaces, brócolis e outros vegetais crucíferos tendem a causar mais gases do que outras verduras.
  • Laticínios feitos de leite de vaca. O leite da vaca contém lactose, que não é bem recebido pelos sistemas digestivos de muitas pessoas. Evite leite, queijo, sorvete e outros laticínios feitos com leite possuidor de lactose. O leite de cabra é digerido melhor pelas pessoas – experimente-o como uma alternativa.
  • Adoçantes artificiais. Sorbitol, manitol e outros adoçantes podem causar inchaços.
  • Refrigerantes e outras bebidas gaseificadas. As bolhas de ar nas bebidas gaseificadas geram inchaços, visto que o ar permanece aprisionado em seu estômago.

Mude a ordem pela qual você se alimenta. O corpo produz ácido hidroclórico – substância que quebra a proteína – naturalmente durante o início de sua refeição. Se você começar uma refeição comendo carboidratos, o ácido hidroclórico será usado antes da proteína que entrará mais tarde no sistema digestivo. A proteína mal digerida acaba fermentando e gerando gases e inchaços.
  • Em vez de começar suas refeições com pão e salada, coma alguns pedaços de suas carnes, peixes ou outras proteínas.
  • Se a digestão de proteína parecer um problema recorrente, considere tomar suplementos de ácido hidroclórico, vendidos em farmácias e lojas diversas. Tome-os após a refeição enquanto estiver digerindo o alimento.


Mastigue bem seus alimentos. Mastigar sua comida é a primeira parte do processo digestivo, pois os dentes e a saliva ajudam a quebrar a comida. Certifique-se de morder cada pedaço profundamente antes de engolir para dar menos trabalho ao estômago e aos intestinos. Isso reduzirá a possibilidade de a comida fermentar e causar gases.
  • Tente mastigar cada pedaço 20 vezes antes de engoli-lo. Deite seu garfo na mesa enquanto mastiga para dar tempo a si mesmo.
  • Desacelerar o processo de mastigação também ajuda a evitar que você engula ar, algo que poderia acontecer durante ingestões rápidas demais. Assim, inchaços e arrotos não ocorrerão tão frequentemente.
Coma alimentos que já tenham sido fermentados. A digestão apropriada requer um suprimento de bactérias saudáveis. A humanidade vem suplementando seus corpos com alimentos contendo bactérias por séculos.
  • Iogurtes contendo probióticos são uma fonte comum de bactérias que ajudam na digestão. Kefir é outro laticínio de fácil digestão.
  • Chucrute, kimchi e outros vegetais fermentados também são boas opções.
Use enzimas digestivas. Suplementos de enzimas digestivas podem ajudá-lo a quebrar os componentes indigeríveis de feijões, fibras e gorduras que podem estar causando seus gases/inchaços. Tente identificar qual tipo de comida está causando o problema e selecione o suplemento correto.

Tome suco laxante para soltar o intestino. Tomar um copo de suco de mamão com iogurte natural, ameixa e aveia, pela manhã é uma boa estratégia para começar bem o dia, e conseguir combater o intestino preso. Basta preparar o suco batendo os ingredientes no liquidificador e tomar a seguir, sem adoçar. O suco de laranja também é uma boa opção para ir tomando ao longo do dia e optar por passar o dia comendo apenas frutas também pode ajudar a soltar o intestino, mas isso não deve ser feito por mais de 1 dia porque esta é uma dieta muito restritiva. 


ATENÇÃO:
  • Não elimine inteiramente um grupo alimentar de sua dieta sem antes consultar o médico.
Desordens do Trato Digestivo

Esteja atento à frequência e à severidade de seus sintomas. É natural que gases e inchaços aconteçam de vez em quando, especialmente após a ingestão de algum dos culpados típicos (como feijões ou sorvetes). Se você está sofrendo de inchaços dolorosos ou flatulências excessivas diariamente, porém, o problema pode ser ruim o suficiente para que a mudança nos hábitos alimentares surta algum efeito.
  • A síndrome do intestino irritável afeta seu cólon, causando diarreia e dores após o consumo de certos alimentos. 
  • A doença celíaca é uma desordem digestiva ativada pela ingestão de glúten, uma proteína encontrada no pão e em outros produtos contendo trigo, cevada ou centeio. 
  • A doença de Chron é uma desordem gastrointestinal que pode se tornar muito grave se não tratada eficientemente.
Procure atenção médica. Se você possui gases e inchaços diários que sejam dolorosos ou que interfiram em sua vida cotidiana, procure o médico para discutir causas e soluções possíveis. Visto que os gases e os inchaços são diretamente relacionados à alimentação, esteja preparado para discutir seus hábitos alimentares e seu estilo de vida com o médico.

Exercícios e massagens

  • Exercícios regulares ajudam a aliviar os gases e os inchaços além de evitar que problemas futuros ocorram. Caminhe diariamente, corra ou nade para dar ao corpo a oportunidade de liberar gases.
  • Pressionar o abdômen para soltar gases: Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. Para isso, deve-se deitar de barriga para cima e dobrar os joelhos em cima da barriga, pressionando, como mostra a imagem abaixo. Esta também é uma ótima opção para eliminar gases em bebês e crianças, pois não apresenta qualquer tipo de risco para saúde.
  • Fazer uma massagem para soltar gases: Outra alternativa muito eficiente é fazer uma massagem abdominal, com movimentos circulares suaves, na direção de cima para baixo, como se estivesse empurrando os gases para fora do corpo, seguindo a direção das setas que mostra a segunda imagem.

Como saber se tenho gases em excesso 

O corpo está constantemente produzindo gases, que são naturalmente eliminados ao sentar no vaso sanitário para urinar ou defecar, e ao caminhar ou contrair o abdômen. Na maioria das vezes os gases não tem um cheiro muito forte, e é normal soltar gases, cerca de 20 vezes, por dia. O que pode caracterizar um excesso de gases é a frequência com que eles são eliminados e o cheiro mais intenso, que podem indicar que a saúde intestinal não é adequada e precisa de uma avaliação médica. 

Como eliminar os gases na gravidez

O acúmulo de gases associado à prisão de ventre é uma situação comum no final da gravidez. Nesse caso, o que a grávida pode fazer, além das técnicas indicadas anteriormente, é tomar um laxante, sob orientação médica, ou fazer um micro clister em casa. Além disso, praticar exercícios leves e optar pelo consumo de frutas laxantes também é uma ótima opção para eliminar os gases e acabar com as dores que eles provocam.
Comer uma menor quantidade de alimentos de cada vez, e sempre preferir tomar apenas uma pequena quantidade de água junto às principais refeições, o almoço e o jantar, também pode ser uma boa estratégia para consumir menos açúcares e carboidratos no mesmo momento em que come uma fonte de proteína, como a carne. 
Manter o corpo ativo, praticando exercícios diariamente, ou pelo menos, 3 vezes por semana, e mantendo atividades que promovem a contração muscular, como jardinagem pode ser uma boa solução para evitar ficar muito tempo parada, somente sentada ou deitada, porque isso também prejudica a digestão e favorece o acumulo de gases. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sífilis está de volta com grande impacto, agora na versão Epidemia

Decoração: 20 truques simples para transformar sua casa

Meu lema é: “Mete o saca rolha!”