5 livros escritos por mulheres que todos os homens deveriam ler


Pixabay

As mulheres sabem as barreiras que precisam derrubar todos os dias - muitas vezes, sem nem precisar sair de casa - em uma sociedade machista e patriarcal. Mas, para que direitos e deveres entre os sexos sejam, de fato, igualados, os homens também precisam entender o feminismo, desconstruir suas certezas e participar do processo de mudança.
A leitura de livros escritos por mulheres, que debatam questões de gênero, são um bom começo. Elegemos 5 obras para você indicar aos amigos, familiares, parceiros e quem mais quiser.

Livros que homens deveriam ler


O Conto da Aia, de Margaret Atwood

O livro é ambientado num futuro próximo em que o Estado é totalitário e dominado pela religião, e as mulheres são organizadas em castas e não têm mais direitos. Offred, de 33 anos, tornou-se uma aia pertencente ao governo com o objetivo apenas de servir e procriar. Ela teve sua filha tomada e nunca mais recebeu notícias da família. Ao contar a jornada da personagem nessa terrível realidade, a autora propõe reflexões sobre liberdade, machismo, direitos civis, poder e a fragilidade do mundo que conhecemos. O livro foi adaptado para televisão e virou uma série com o nome de The Handmaid’s Tale.

Mulheres, Raça e Classe, de Angela Davis


Leitura fundamental para compreender o feminismo interseccional, prova que racismo, machismo e classicismo andam juntos e não devem ser hierarquizados, já que se entrecruzam a todo o momento.

Extraordinárias – Mulheres que Revolucionaram o Brasil, de Duda Porto de Souza e Aryane Cararo

Existem muitas mulheres que mudaram a história do Brasil, mas que, infelizmente, não ganharam o destaque merecido nos livros. Para reverter a situação, este volume reúne perfis e belas ilustrações de figuras femininas extraordinárias que viveram desde o século 16 até os dias de hoje. De etnias e regiões variadas, elas têm algo em comum: a força para lutar pelos ideais e transformar o país.

Mulheres que Correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés

O livro traz interpretações de 19 mitos, lendas e contos de fadas, como Patinho Feio, Os Sapatinhos Vermelhos e O Barba Azul, para mostrar como a natureza instintiva das mulheres foi domesticada ao longo dos tempos, punindo todas aquelas que já se rebelaram. A autora propõe o resgate da essência da alma feminina para atingir sua verdadeira libertação, em que apareça a corajosa loba que vive dentro de cada uma de nós.

O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir


“O que é uma mulher?” foi a pergunta que impulsionou a filósofa a escrever uma das obras mais importantes do movimento feminista, publicada em 1949. É dividida em dois volumes: enquanto o primeiro aborda os fatos e os mitos da condição das mulheres, o segundo analisa essa mesma questão nos âmbitos sexual, psicológico, sexual e político. Uma leitura atemporal que inaugurou o debate sobre o lugar da mulher na sociedade.





Fonte: Mulher

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sífilis está de volta com grande impacto, agora na versão Epidemia

Meu lema é: “Mete o saca rolha!”

Decoração: 20 truques simples para transformar sua casa