9 sinais de alerta do linfoma para prestar atenção


O linfoma é um tipo bastante comum de câncer. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 2,1% das pessoas desenvolvem linfoma não Hodgkin em algum momento de suas vidas (o linfoma de Hodgkin é menos comum). Em muitos casos, ele não é diagnosticado até estágios avançados, pois seus sinais e sintomas podem ser pouco perceptíveis e as pessoas simplesmente os ignoram até que comecem a se sentir pior. Outro problema com o linfoma é que seus sintomas, às vezes, se sobrepõem aos de muitas outras condições menos graves, dificultando o diagnóstico. Mas existem alguns sintomas que estão quase sempre presentes desde os primeiros estágios da doença.

Aqui estão alguns sinais e sintomas que podem indicar linfoma:

1. Fadiga

Todos os tipos de câncer esgotam a energia do seu corpo. O cansaço e a fraqueza extremos, que não melhoram depois de uma boa noite de sono ou horas de descanso ou que pioram gradualmente, podem ser um sinal de linfoma.

2. Gânglios linfáticos inchados

Este é o sintoma mais comum da doença. Eles podem ser especialmente visíveis se estiverem no pescoço, axilas, virilha e acima da clavícula. No linfoma, os linfonodos inchados geralmente não causam dor.

3. Perda de peso

Perder peso sem alterações nos hábitos alimentares e na rotina de exercícios pode sinalizar o linfoma. A doença também pode causar perda de apetite.

4. Alterações da temperatura corporal

A febre, inexplicada e persistente, que se alterna com calafrios e que não é causada por uma infecção, pode ser um sinal de linfoma.

5.  Suor abundante

Quando este sintoma está presente, é mais comum aparecer durante a noite. Às vezes, é tão intenso que perturba seu sono. Esse sintoma também pode se manifestar durante o dia.

6. Coceira

Pode não haver erupção cutânea na área de coceira. Não há alívio e a coceira desaparece apenas por um curto período de tempo se você tentar aplicar um creme ou uma pomada na área.

7. Sintomas abdominais

Se o linfoma afetar o abdômen, ele pode causar inchaço, dor e pressão na barriga e diarreia.

8. Sintomas no peito

Se esta doença afeta o tórax, podem estar presentes sintomas como dor e pressão torácica, tosse e dificuldade em respirar.

9. Sintomas cerebrais

Os linfomas no cérebro podem causar sintomas que incluem dor de cabeça, dificuldades para raciocinar, problemas de visão e, às vezes, convulsões.

Os linfomas podem gerar sintomas diferentes em pessoas diferentes, dependendo do local em que se desenvolvem. Mas se você tiver alguns dos descritos acima, seria uma decisão sábia marcar uma consulta com seu médico. Pode não ser linfoma, mas é importante que tais sintomas sejam verificados de qualquer maneira.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sífilis está de volta com grande impacto, agora na versão Epidemia

Decoração: 20 truques simples para transformar sua casa

Meu lema é: “Mete o saca rolha!”