Banho frio e banho quente: conheça as vantagens de cada um

Existem muitas teorias sobre a influência da temperatura da água do banho para o corpo, mas será que conseguimos chegar ao consenso sobre o que exatamente a ducha quente ou fria pode proporcionar?



Após conversar com alguns especialistas, o jornal francês "Le Figaro" apontou algumas conclusões:

Banho frio


Efeito revigorante: assim como o café, um banho frio é quase obrigatório para quem dormiu pouco e vai ter que encarar um dia atarefado. Isso acontece porque o corpo reage ao frio, melhorando a circulação sanguínea e estimulando o organismo.

Reaquecimento: por mais estranho que pareça, a água fria faz com que o corpo se reaqueça, elevando a temperatura corporal para 37°. Para quem sofre com o frio, uma boa dica é começar o banho com a água quente e, aos poucos, ir diminuindo a temperatura.

Cabelo com brilho: não é só a pele que se beneficia com a água fria: ela também estimula o couro cabeludo. Para quem tem cabelo oleoso, tomar banho em temperatura baixa é mais importante ainda, já que o calor ativa a produção das glândulas sebáceas.

Melhora da circulação: para quem sofre com dores nas pernas, o banho frio também é altamente recomendável. O frio exige uma resposta rápida das veias, e assim a circulação de sangue melhora. A água fria é especialmente recomendada no fim do dia, quando o retorno do sangue ao coração é feito mais lentamente.

Banho quente

Sensação de relaxamento: até 39°C, a água aquecida oferece uma sensação de relaxamento no corpo, graças a dilatação dos vasos sanguíneos, que faz fluir melhor o sangue e o oxigênio.

Atenua as contrações musculares: um jato de água quente em alguma área dolorida, como as costas, pode ajudar a recuperá-la. A temperatura quente faz com que a circulação sanguínea seja ativada para levar mais oxigênio à área em questão, diminuindo as tensões.

Abertura dos poros: o calor da água, assim como vapor gerado durante o banho, faz com que nos livremos de células mortas. O resultado é a regeneração da pele. A abertura dos poros também faz com que produtos para a pele sejam absorvidos com maior eficácia.

Semelhança do banho quente e do exercício físico

No final de um longo dia de trabalho, existem duas formas de relaxar: fazendo exercícios ou tomando uma ducha quente.

De acordo com pesquisa realizada pelo Centro Nacional de Desportos e Medicina da Universidade de loughborough, na Inglaterra, o banho quente pode ser tão benéfico quanto praticar exercícios. Os pesquisadores afirmam que as pessoas que fizeram bicicleta por uma hora, com velocidade moderada, queimaram a mesma quantidade de calorias de quem toma um banho a 40 graus centígrados.

A justificativa para queimar colorias, segundo eles, se deve ao fato de o calor extremo (e o frio) aumentar as batidas do coração, obrigando o sistema circulatório a trabalhar ainda mais. 

Os benefícios da sauna são semelhantes. Embora os exercícios não devam ser substituídos pela sauna, os benefícios de fazê-la são grandes. Um deles é o alívio do stress através do aumento da circulação e do suor do corpo, isto segundo Frank Lipman, especialista em medicina funcional.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sífilis está de volta com grande impacto, agora na versão Epidemia

Paolla Oliveira aparece com barriguinha e fãs especulam gravidez; FOTO!

Papa Francisco: A vida não é um carnaval, é algo muito sério