Conheça os alimentos que turbinam o desejo sexual

Foto: iStock / sUs_angel
Tem época que estamos com o apetite sexual mais em baixa (até mesmo quase zero). São vários os fatores que influenciam a libido das mulheres: estresse, preocupação, oscilação hormonal, anticoncepcional etc. Para mim, confesso que a pior fase foi após o nascimento da minha filha, hoje com 4 anos. Acho que é uma fase da vida em que tudo muda, vira de ponta-cabeça, não é?

Se você está passando por um momento de libido em baixa, aqui vai um conselho: invista em uma dieta afrodisíaca. Alguns alimentos têm a capacidade de esquentar a noite dos casais, pois são estimulantes.

De acordo com a nutricionista do Hapvida, Lais Magalhães D’Araújo, apesar de não haver comprovações científicas sobre os alimentos afrodisíacos, alguns ingredientes apresentam nutrientes e compostos bioativos que podem favorecer o desempenho na hora da conquista.

Segundo ela, “para ter uma vida sexual saudável é preciso manter uma alimentação equilibrada, em conjunto com a prática de exercícios físicos, que geram saúde e disposição”. Dentre os principais, a nutricionista destaca cinco ingredientes: chocolate, ostra, amendoim, peixes e temperos como pimenta, gengibre e canela.

Infográfico: G1
Outros alimentos

Abacate: além de ter forma que lembra o órgão sexual feminino, esta fruta é tica em vitamina B6, potássio e gorduras boas que melhoram a vida sexual.

Aspargo: capaz de equilibrar os hormônios naturalmente, ajuda a aumentar a libido e ainda é saboroso. 

Aveia: faz parte dos alimentos fitoestrogênicos, que equilibram os níveis hormonais e ajudam a melhorar o desempenho sexual.

Banana: deixe as piadas de lado. Rica em potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e a enzima bromeliade, essa fruta ajuda a aumentar a libido masculina.

Batata doce: rica em betacarotenos e vitamina A, ajuda a manter os órgãos sexuais femininos em boa forma e ajuda a produzir hormônios sexuais. 

Café: a cafeína serve como um estimulante sexual e duas xícaras antes da relação ajudam a dar um pique a mais para uma noite caliente.

Cordeiro: outra carne rica em zinco e que faz parte da dieta Mediterrânea, ajudando a manter as artérias saudáveis e a potência masculina.

Carne: rica em zinco, ajuda a melhorar o desempenho sexual, mas deve ser magra e com pouca gordura para não prejudicar a ereção.

Caviar: assim como o ovo, é rico em vitaminas B5 e B6, que equilibra os níveis hormonais.

Fava verde: rica em fitoestrógenos, ajuda a manter a saúde sexual em pleno funcionamento. 

Fígado de boi: pode ser difícil encontrar alguém que goste da iguaria, que é rica em zinco e mantêm ótimos níveis de testosterona no organismo.

Linhaça: rica em fitoestrógenos e ligninas, é excelente para equilibrar os níveis hormonais e aumentar a libido.

Noz-moscada: um estudo indiano indicou que o extrato de noz-moscada é estimulante de células nervosas e da circulação, ajudando a aumentar o desejo sexual. Adicione ao café e melhore o desempenho sexual.

Ovos: símbolo da fertilidade, este alimento ainda é rico em vitaminas B5 e B6 que ajudam a combater o estresse e balancear os hormônios.

Sementes de abóbora: fonte de zinco, melhora os níveis de testosterona no organismo e a libido.

Semente de girassol: contêm óleos que fazem bem à saúde, potencializam os níveis de hormônio e a libido.

Trufas: segundo especialistas, o cogumelo tem uma substância similar aos hormônios sexuais de porcos e que pode exercer efeito no corpo masculino também.

Vinho tinto: a Universidade de Florença (Itália) descobriu que mulheres que tomam duas taças de vinho tinto por dia tem a libido maior do que aquelas que optam por outras bebidas.

E o morango?

Sensualmente sugestivo, é uma das frutas que chama a atenção na culinária afrodisíaca por sua forma, textura e sabor. Mas o efeito afrodisíaco do morango está mais diretamente ligado ao sentido olfativo (que ajuda a estimular a libido) do que às propriedades alimentares.


Efeito contrário

Mas nem todos os alimentos ajudam na hora de esquentar a relação. Algumas opções como frituras, carnes gordurosas e outros ingredientes que contém grande quantidade de gordura não são indicados para o cardápio dos amantes, e podem afetar o desejo sexual. “O ideal é evitar comidas de difícil digestão, que impedem a circulação adequada de sangue, causam sensação de cansaço e dificultam o desempenho sexual”, avisa a nutricionista do Hapvida.

Laticínios em excesso também acabam prejudicando o romantismo, deixando a digestão mais lenta e causando desconfortos como gases e dores abdominais, que podem acabar com o clima do encontro.

Já o tradicional ovo de codorna, conhecido estimulante sexual, contém nutrientes que ajudam na formação hormonal, mas não apresenta características nutricionais que comprovem a fama. Assim como os coelhos, a codorna é conhecida por ter diversas relações sexuais em um curto espaço de tempo e, segundo a lenda popular, seus ovos podem transmitir esta potência para os humanos.  

Outra dica importante é a moderação na hora de servir bebidas alcoólicas. Embora uma taça de vinho, espumante ou um copo de cerveja contribuam para a desinibição do casal, o álcool em excesso pode diminuir a libido e até mesmo estragar o encontro, já que intoxica o organismo e pode causar alterações metabólicas como sono, impotência, mudanças de humor e náuseas.


Fonte: G1 e Terra


Quer ler mais? 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sífilis está de volta com grande impacto, agora na versão Epidemia

Decoração: 20 truques simples para transformar sua casa

Meu lema é: “Mete o saca rolha!”